Vinhos Secos
Os vinhos secos são conhecidos por terem um sabor considerado mais forte e bruto se comparado aos vinhos suaves, que são mais adocicados. Essa classificação é feita exatamente pela quantidade de açúcar no vinho, visto que os secos são os que possuem um menor teor de glicose.Na prática, os vinhos secos contam com até 4 gramas de açúcar por litro, que é a quantidade que permaneceu na bebida após o processo de fermentação. O restante é transformado em álcool, o que dá origem ao nome “seco” ao vinho.
Os vinhos secos são considerados mais do que apenas bebidas alcoólicas, mas sim um alimento, que traz grandes vantagens para a saúde humana, como, por exemplo, o combate às varizes, além de aumentar o colesterol bom com duas taças por dia!Além disso, sobre os vinhos, é importante saber:
- Os secos conseguem harmonizar com a gastronomia de forma mais fácil se comparada com os vinhos suaves, o que permite uma excelente combinação com os diferentes pratos, conforme o seu tipo;
- Atualmente, é possível encontrar vinhos tintos, brancos e rosés, cada um com características específicas, como sabores, aromas e colorações, agradando a todos os paladares;
- Com os menores teores de açúcar, o vinho seco permite a apreciação de seu verdadeiro sabor e aroma, visto que a grande presença do doce pode prejudicar essa interpretação durante o consumo.
Mais informações sobre os vinhos secos
Para conhecer melhor dos vinhos secos, fale com a Vinícola Giaretta, um local especializado na plantação e colheita de uvas, além da fabricação de vinhos, localizada na Serra Gaúcha. Visite o seu e-commerce e saiba mais!