(54)

(54)

Champagnes

Os champagnes são símbolos de festas e celebrações diversas. Com diferentes níveis de doçura, eles são borbulhantes e estão disponíveis em várias versões no mercado, o que serve ao atendimento dos mais variados paladares.Todos os vinhos passam por uma fermentação, mas os champagnes são submetidos à duas. A segunda ocorre diretamente na garrafa ou em tanques de inox. Vale ressaltar que essa etapa é a responsável pela elaboração do perfil sensorial do vinho. Na primeira fermentação, no entanto, o vinho é chamado base e colocado em garrafas junto ao licor de tiragem.

A combinação de leveduras, vinho e açúcar propicia o desenvolvimento do gás carbônico do espumante, dando-lhe a textura característica. Nesse caso, a garrafa precisa ser de vidro mais espesso para não estourar pela alta pressão. O gás carbônico é totalmente natural e não pode ser injetado. Os champagnes produzidos de modo tradicional costumam necessitar de períodos mais longos de maturação, o que, consequentemente, eleva o preço final da bebida. Existem diversos tipos de champagnes no mercado, como:

  • Natural;
  • Extra brut e brut;
  • Sec e demi-sec;
  • Doce.

A harmonização do champagne é feita com base em sua concentração de açúcar, mas é importante levar em consideração o perfil do sabor da uva. Para facilitar a escolha, recomenda-se que quanto mais forte for a bebida, mais intenso deve ser o prato servido.

Saiba mais detalhes dos champagnes

A Vinícola Giaretta atua com destreza na produção de vinhos e bebidas diversas. Prezando pela alta qualidade de seus produtos, a variação dos mesmos pode ser ainda apontada como outro ponto, tendo uma excelente equipe para instruir sobre cada um deles. Acesse o site da empresa e adquira o vinho ideal para o seu jantar!